terça-feira, 15 de dezembro de 2009

de olhos abertos na COP15












"O QUE ME PREOCUPA NÃO É
O GRITO DOS MAUS.
É SIM O SILÊNCIO DOS BONS"

Reverendo Martin Luther King Jr.


Amigos em primeiro lugar gostaria de informar que estarei utilizando este canal para trabalhar minhas ações, mantê-los informados sobre o trabalho na câmara de vereadores de Gsia e ainda informa-los sobre nossa luta pelo Meio Ambiente e organização de nossa maravilhosa cidade.

Calçada da fama na #COP15

Primeiro porque os processos paralelos de negociação se multiplicaram. Como os textos que vão basear o acordo de Copenhague têm que estar ‘terminados’ até a noite de hoje para serem levados pra reunião de ministros e chefes de estado (que começa oficialmente amanhã), está todo mundo correndo atrás do tempo perdido. Dezenas de reuniões paralelas, simultâneas, marcadas de última hora… E os rumores são de que ‘hoje só acaba amanhã’, ou seja, que a tal finalização dos textos só deve terminar na alta madrugada.

Mas a verdade é que com a chegada dos ministros, as reuniões estão ficando cada vez mais restritas, em salas cada vez menores, com cada vez menos gente. Ou seja: a gente até sabe que as discussões estão acontecendo, mas nem sempre tem acesso a elas. E quando eu digo ‘a gente’, eu me refiro a cerca de 14 mil pessoas que passam o dia perambulando pelos corredores do Bella Center.

Pra completar a confusão, tem cada vez mais figurões por aqui. E onde há figurões, há sempre uma horda de seguranças – com seus ternos escuros e rádios com fones –, que chega empurrando todo mundo e deixando um rastro de gente irritada atrás de si.

Ontem encontrei uma amiga no corredor que me disse que deviam chamar o Bella Center de ‘chão de estrelas’ e que se dizia chocada por ter esbarrado em três presidenciáveis em menos de 30 minutos. Hoje, quem ficou chocada fui eu, ao ver o empurra-empurra na porta da sala onde Al Gore ia fazer uma apresentação. Já não bastasse o empurra-empurra de todas as manhãs, pra conseguir entrar no centro de conferência, agora tem também a disputa pra ver quem vai conseguir assistir aos famosos falando. E quem consegue uma senha pra entrar na sala comemora como se o Brasil tivesse ganhado a Copa!

Empurra-empurra a parte, o fato é que Dilma, Serra, Marina, Príncipe Charles, Wangari Maathai, Arnold Schwarzenegger, Al Gore… Tá todo mundo aqui. E amanhã só piora, com a chegada de mais de 100 chefes de estado.

Resta saber se esse pessoal todo veio aqui só pra tirar foto ou pra realmente se comprometer com um futuro mais limpo. Como bem disse o Príncipe Charles agora há pouco, “nossos filhos vão perguntar o que nós fizemos, e não o que nós dissemos”. Eu tenho um filho e estou com a consciência tranqüila de responder isso pra ele daqui a 50 anos. Será que os figurões também estão?


Amigos estou lutando para tentar trazer para Goainésia o curso de Eletrônica Digital e Eletrotecnica, creio que pela benção de Deus consiguirei, esta luta não é minha e sim NOSSA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário